O mercado mundial de assistentes virtuais (VAs) continua em forte expansão, já ultrapassando as fronteiras dos smartphones e das caixas acústicas smart. As marcas mais atuantes no mercado de VA são: a Amazon com a Alexa, o Google Assistant e a Siri da Apple, embora a maioria delas tem como idioma principal o inglês, devido a expansão das empresas para outros lugares no globo, as empresas vem adicionando outros idiomas.

As marcas de assistentes virtuais procuram focar nos seus produtos próprios, essencialmente caixas acústicas sem fio (smart speakers), ou em estratégias de parceria com fabricantes tradicionais de equipamentos. A escolha depende da aplicação e também da possibilidade de obter valor com o uso dos dados coletados a partir dos VAs embutidos em outros aparelhos.

A maioria por enquanto vem optando pelas parcerias, em que TVs, soundbars e outros dispositivos podem ser comandados por voz ao agregarem um assistente. A grande vantagem para fabricantes de hardware é poderem participar desse ecossistema sem ter que investir em Inteligência Artificial (AI) nem tecnologias de nuvem (cloud).

Assistentes Virtuais Na Automação Residencial

Além dos smartphones e das caixas smart, segmentos como automação residencial e veículos são hoje os de maior potencial para os assistentes virtuais. A Futuresource prevê que o mercado mundial de áudio, incluindo fones, terá crescimento expressivo nos próximos anos. Os VAs terão rápida penetração nesses segmentos, devido à redução nos custos e à melhor percepção dos benefícios por parte dos usuários; o recurso de cancelamento de ruído, por exemplo, já é o segundo mais adotado.

Ainda assim, ao analisarmos as sub-categorias em que se divide esse setor, verificamos que algumas têm melhores perspectivas, casos dos sistemas inteligentes de gerenciamento de energia, fechaduras eletrônicas e vídeo-porteiros.
Um ponto que é importante enfatizar é que o segmento smart home continuará crescendo cada vez mais nos próximos anos.

Integração Na Automação Residencial

Hoje os Sistemas de automação estão prontos para interagir com o Assistente de Voz e as possibilidades são inúmeras para o seu conforto e comodidade. Através da interação do sistema de automação com Alexa e Google Home, os cenários em seu ambiente acontecem rapidamente através de simples comandos de voz* – cores, climas, luminosidade, música e tudo mais que você quiser. Agora, sua casa ouve e faz o que você desejar. E já contamos com o lançamento totalmente em português pela Amazon.

Com a tecnologia integrada do sistema de automação residencial , além de comandar, você pode interagir com dispositivos da sua residência, obtendo informações de temperatura e outros e feedback em tempo real.

Baseado no texto “Assistentes virtuais vão muito além de smartphones e caixas acústicas’’ do autor Simon Bryant