As TV’s LED e OLED 4K apresentam a melhor qualidade de imagem já vista em Tv’s atualmente. Confira as novidades e tendência com a StartSollution. A StartSollution está sempre atualizada com as mais novas tecnologias disponíveis no mercado de automação residencial, áudio e vídeo, home cinema, home theater, iluminação, climatização e muito mais. Desta vez queremos falar um pouco sobre os modelos de TV OLED 4K. Esses televisores foram apresentados por diversas empresas na CES 2015 (Consumer Eletronics Association), que ocorreu em Las Vegas.

As TV’s LED e OLED 4K apresentam a melhor qualidade de imagem já vista em TV’s atualmente. Sendo uma grande adição para projetos de projetos de home cinema e home theater com qualidade de imagem e som impecáveis. Esses aparelhos ainda representam uma pequena parcela das vendas mundiais, cerca de apenas 2% do mercado. Entretanto os fabricantes e estúdios de cinema estão engajados em tornar este tipo de televisor popular. A fabricante LG, por exemplo, já disponibilizará para venda os modelos 4k no mercado brasileiro neste mês de Abril, com tamanhos de 55 e 65 polegadas. Agora podemos nos perguntar: qual será a próxima etapa? Se esse casamento de contraste com resolução produz imagens tão perfeitas, será que a corrida acabou? Foi finalmente descoberto o “manto sagrado” da qualidade em vídeo? – Indaga a revista especializada Home Theater.

A realidade é que deve haver um limite nessa evolução. Já houve manifestações similares no passado; por exemplo, quando surgiu o Blu-ray muitos perguntavam se aquilo era necessário, considerando a ótima qualidade do DVD. No caso do OLED o contraste do display é priorizados e sabemos que nesse aspecto nada supera essa tecnologia. Bem, acrescentando a isso a incrível densidade de pixels do 4K, que excede até os limites da visão humana, concluímos que trata-se de uma solução muito atraente. Por isso, vamos aqui tentar entender até que ponto a qualidade da imagem ainda pode ser melhorada – uma espécie de “lista dos sonhos” para quem é aficionado pelo assunto.

Faixa dinâmica

Um dos itens em que a tecnologia de TVs mais tem evoluído nos últimos anos é o chamado HDR (High Dynamic Range). A Dolby é uma das empresas mais avançadas nesse fronte, com seu padrão Dolby Vision. A ideia é que o olho humano é capaz de enxergar um nível de contraste muito maior do que temos nos TVs de hoje. A Dolby se propõe a expandir esse recurso, tanto do ponto de vista dos displays (aumentando sua capacidade) quanto do conteúdo (que pode ser melhor produzido). Com os OLED se tornando mais eficientes, é possível até atingir níveis mais altos de brilho, o que significa maior faixa dinâmica.

Cores melhores

As cores que se pode obter nos TVs atuais são boas, mas não ótimas. Há várias delas que não conseguimos visualizar num display, embora as vejamos na vida real. A maioria dos aparelhos são capazes de criar uma gama de cores (color gamut) mais ampla, mas essa é uma mera “criação” do TV, não uma representação acurada daquilo que existe no conteúdo. Uma possível rota para isso é a adoção do padrão Rec 2020, que permite alcançar níveis mais profundos de cada cor. Você provavelmente não acha que faltem cores em seu TV, mas saiba que uma mudança para Rec 2020 resulta em imagens muito mais realistas.

Vale lembrar que a taxa de contraste no OLED significa um grande passo em direção a esse realismo, mas uma reprodução melhor das cores teria impacto tão grande ou até maior. Dependendo do tamanho do TV, seria mais impactante até do que a resolução. Claro, não é algo fácil como pressionar uma tecla. Tudo teria que mudar no sistema, a começar das câmeras, os equipamentos de edição e distribuição (cabos, satélites, discos, streaming, enfim, tudo), até chegar no TV propriamente dito. Seria fantástico se o padrão Rec 2020 fosse adotado juntamente com as mudanças devidas ao 4K, mas isso parece pouco provável.

Fontes de sinal

Este item tem a ver com os dois anteriores. Estamos hoje num ponto em que muitos TVs têm maior capacidade do que as fontes de vídeo. Esse é um problema, porque geralmente ninguém quer seu TV criando coisas que não existem no sinal original. O aguardado padrão Blu-ray 4K deverá atender parte dessas necessidades, mas não todas. Este equipamento tem lançamento previsto para o final de 2015 no mercado internacional. Ainda não sabemos, por exemplo, se o padrão irá exigir HDR ou Rec 2020, embora seja consenso que os discos representam a melhor forma de reprodução de imagem. Cabo, satélite e streaming raramente exibem HD de verdade, devido às taxas de compressão. Enquanto o disco Blu-ray 4K não chega ao mercado, algumas empresas oferecem players com recurso de upconversion para serem utilizados com TVs Ultra-HD.

Não se esqueça, quando se trata de obter o melhor para um projeto de home cinema, desde as Tv’s, até equipamento de blue-ray, som e iluminação, lembre-se da StartSollution. Temos as tecnologias e os profissionais para o melhor atendimento em Campinas e região.

Rua Santo Antônio, 21 - Cambuí, Campinas - SP, 13024-440
Email: contato@startsollution.com.br
Telefones: (19) 2121-8034 (19) 98767-8558